Uma Instituição que prioriza a parceria com a família tendo-a sempre como aliada para que o processo de desenvolvimento e aprendizagem ocorra de forma satisfatória.
Em 1998 a história era da Escola Primeiros Passos e atualmente, representamos o Colégio Cássia Ramos, trabalhando sem medir esforços para trazer o que há de melhor em educação, acolhendo os nossos estudantes e suas famílias da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e, que, através da excelência de nossos serviços e dos resultados transformadores alcançados até aqui, nos tornamos referência no Município de Caucaia, que só em uma instituição de ensino de qualidade pode oferecer.
Somos uma comunidade escolar em que todos os que aqui estão, fazem educação, participando da tarefa de educar, com as atividades pedagógicas planejadas e realizadas coletivamente, com ação e responsabilidade dos envolvidos: famílias, estudantes, professores, coordenação, funcionários, agentes administrativos e direção. Dessa forma, assumimos uma prática de educação participativa, em que todos são criadores e transformadores da sua missão.
Trabalhamos na perspectiva de uma educação com qualidade, respeitável e construída a partir dos contextos da comunidade escolar, cultivando um ambiente intelectualmente e desafiador, mas com o propósito de vencer cada desafio.
O nosso objetivo é proporcionar aprendizagem com vivências, pautada na troca de ideias e informações, valorizando e reconhecendo o conhecimento dentro e fora do espaço escolar, como um processo de aprofundamento, elaboração e aquisição de novas aprendizagens, valorizando as experiências individuais sempre ligadas a cada segmento.
MISSÃO
Contribuir para que o aluno amplie sua visão de mundo, capacitando-o a construir um projeto de vida inovador e transformador por meio de uma educação qualitativa. Temos como Missão primar pela educação de qualidade, considerando os aspectos individuais de cada aluno e seu ritmo de aprendizagem.
VISÃO
Ser referência na educação, oferecendo um ambiente solidário e inovador, onde as potencialidades humanas possam ser desenvolvidas, sendo reconhecidos pela excelência da nossa ação educativa como portadores da mensagem do amor e da paz, destacando-se como uma instituição de ensino de qualidade que, de mãos dadas com a família, possamos contribuir para a formação de cidadãos críticos, criativos e realizados.
VALORES
É compromisso de todos os profissionais da escola, disponibilizarem situações reais que possibilitem aos alunos o desenvolvimento das dimensões que caracterizam sua formação integral, acreditando no trabalho em equipe como forma de alcançar os objetivos e que precisamos desenvolver juntos, os seguintes valores:
Conheça a Proposta Pedagógica voltada para a construção de uma instituição onde haja integração e parceria com ênfase em uma proposta curricular direcionada para o pleno desenvolvimento do educando, com a esperança de assumir nosso compromisso de traçar parâmetros de acordo com o diagnóstico de nossa realidade, compor as linhas que nortearão nossos objetivos, visando à sua autonomia e priorizando a luta pela melhoria do processo pedagógico contínuo e recíproco que leva o educando a assimilar e colocar em prática aquilo que lhe é ensinado.
Cientes de que só uma educação de qualidade transforma, é que nossa escola construiu o Projeto Político Pedagógico para nortear as ações pedagógicas e didáticas, onde toda a comunidade escolar é personagem ativo para a idealização dos projetos e atividades propostas pela escola. Essa participação direta de alunos, professores, pais e gestão resultam em um acúmulo de ideias e experiências na busca da promoção de um ensino de qualidade. Portanto, há uma preocupação constante de todos na identificação dos problemas e das possíveis soluções para melhoria do processo educativo. E na tentativa de dar continuidade ao trabalho até então desenvolvido, fizemos um levantamento de pontos positivos e negativos e traçamos o nosso projeto pedagógico.
Esperamos que com este plano, possamos demonstrar a nossa forma de caminhar num momento em que a sociedade brasileira se encontra num período de transição constante e dificuldades para uma educação de qualidade. Nessa visão de mundo moderno, exige-se como nunca, um gerenciamento participativo em que o planejar seja contínuo, pois toda ação para ser caracterizada precisa ser planejada.
Neste sentido, propomos a elaboração e execução de projetos e atividades a serem desenvolvidos dentro da escola, numa tentativa de apoio e orientação às famílias de nossos alunos, a fim de minimizar as dificuldades encontradas.
Conduzir à formação de competências básicas, melhorando a qualidade do ensino, selecionando, organizando e normatizando a Instituição Escolar, estabelecendo direitos e deveres de cada segmento, definindo finalidades e atribuições, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária, conscientizando a comunidade da sua importância para a aprendizagem do nosso aluno e para o bom desenvolvimento da Escola como um todo, no contexto social, político, cultural e econômico.
Dessa forma, é compromisso de todos os professores, disponibilizarem situações reais que possibilitem aos alunos o desenvolvimento das seguintes dimensões que caracterizam sua formação integral.
As formas pelas quais a criança aprende são, prioritariamente, decorrentes da brincadeira, da exploração, do meio, do trabalho criativo e criador, da participação em atividades que retratem e reflitam o cotidiano, nas quais possa se relacionar com outras pessoas, crianças ou adultas, confrontando o que sabe, sentem, percebe, com o que os outros sabem, sentem, percebem; e, assim, com a convivência, vai ampliando suas referências e seus conhecimentos, adquirindo e desenvolvendo sua autonomia.